Mais do que em qualquer outro momento, os vídeos se tornaram nossa fonte primária de aprendizado, marketing e entretenimento. Essa tendência continuará no futuro, considerando o maior volume de conteúdo adicionado às plataforma de vídeo online diariamente. Especialmente quando 71% dos espectadores dizem assistir mais vídeos atualmente do que faziam há um ano.
E qual é a plataforma mais popular quando se trata de transmissão de vídeo online?
Sem dúvidas é o YouTube.
Desde seu lançamento em 2004, o YouTube tem sido uma das melhores plataformas de compartilhamento de vídeo do mundo. São mais de 1,8 bilhões de usuários ativos. Esta plataforma de compartilhamento de vídeo é o segundo site mais popular do mundo, ficando apenas atrás do Google.
Entretanto, à medida que o número de usuários cresceu, houve também um aumento na quantidade de reclamações. Um dos principais problemas alegados é que o YouTube continua revisando suas diretrizes sem nenhum aviso prévio. Outro problema está relacionado aos anúncios. Atualmente, a sensação é a de que os anúncios no YouTube saíram de controle, tanto no que diz respeito à duração quanto ao conteúdo.
Por isso, os usuários insatisfeitos estão procurando outras plataformas de vídeo que possam substituir o YouTube.
As 12 melhores plataforma de vídeo online como o YouTube para procurar
Aqui está uma lista das 12 principais plataformas de vídeo como o YouTube que oferecem hospedagem de vídeo grátis com conteúdo de qualidade. Esperamos que essa lista seja útil.
1. Vimeo
Transmitindo vídeos para uma vasta base de 175 milhões de usuários ao redor do mundo, o Vimeo está presente em 150 países.
Trata-se de uma das plataformas de compartilhamento de vídeo favoritas do público e oferece uma interface segura aos usuários. Esta alternativa ao YouTube tem um limite de upload de vídeo de 500 MB.
A realização de transmissões sem anúncios no Vimeo é sua característica mais valorizada. Desde seu lançamento, ele é conhecido por suas configurações equilibradas de privacidade e segurança.
O Vimeo oferece soluções para profissionais, agências e empresas. Você pode escolher entre diversas opções disponíveis, que variam nos planos Plus a Enterprise, e aproveitar até 7 TB de armazenamento de dados, dependendo da finalidade de seu uso.
2. Dailymotion
Lançado em 2005, o Dailymotion é a segunda maior plataforma de transmissão de vídeo e entretenimento no mundo. De acordo com dados recentes, esta plataforma de vídeo tem cerca de 300 milhões de usuários mensais únicos.
O Dailymotion limita o upload diário de vídeos a duas horas, com uma quantidade máxima de 96 vídeos enviados por dia.
O layout e o painel de navegação do site Dailymotion são muito similares ao YouTube, o que o tornam um dos melhores sites de transmissão de vídeo como o YouTube.
Dailymotion oferece recursos similares quando comparado a outros sites de vídeo como o YouTube, em que os usuários podem assistir e enviar vídeos. Ele disponibiliza um recurso de restrição de idade que protege as crianças contra conteúdo sensível.
Em relação à privacidade, os vídeos podem ser públicos, privados e protegidos por senha.
Um vídeo enviado ao Dailymotion por seu artista preferido não pode ser baixado diretamente. No entanto, uma extensão simples para navegador pode dar conta dessa tarefa. Essa é uma das plataformas de vídeo como o YouTube mais populares que existem.
3. Flickr
Deseja compartilhar vídeos, imagens ou ambos? Então, o Flickr é para você!
O Flickr está em atividade desde 2004. De acordo com um relatório, são mais de 60 milhões de usuários mensais. Esta alternativa ao YouTube é uma plataforma gratuita para compartilhamento de vídeos e imagens. Os usuários podem transmitir milhões de vídeos sem qualquer tipo de custo.
O upload de um vídeo é limitado a 1 GB e duração máxima de 90 minutos. Além disso, o Flickr oferece autoridade aos criadores para que personalizem o acesso de seus fãs para a realização de downloads na plataforma.
O Flickr ainda tem dificuldade para conseguir exposição real no mercado e tem o Instagram como seu maior obstáculo.
4. Utreon
Utreon é outra plataforma de vídeo online como o YouTube. Ela também permite que os usuários sigam seus influencers favoritos com um sistema de inscrição. A solução foi lançada em 2009.
Seu maior atrativo é o fato de que não há algoritmos ocultos para promover ou limitar o alcance de canais e vídeos. Isso é especialmente válido nesse momento, em que os criadores estão questionando a desmonetização injusta do YouTube.
Assim como em qualquer plataforma de vídeo popular, Utreon permite que você crie seus próprios vídeos inovadores, desde vlogs comuns até séries com vários episódios.
5. Vevo
Como a principal provedora de clipes musicais, a Vevo oferece uma plataforma para que artistas emergentes apresentem suas músicas. Com uma experiência de transmissão de vídeo gratuita, ela não exige um registro dos usuários para que consumam os vídeos.
Vevo é a abreviação de “video evolution” (“evolução do vídeo”, em português) e foi fundada em 8 de dezembro de 2009.
Com uma lista de distribuidoras de prestígio, a Vevo é a preferência de muitos artistas durante o lançamento de suas músicas. Originada nos Estados Unidos, a Vevo já trouxe ao mercado os principais hits de muitos criadores.
A maior diferença entre os sites como o YouTube e a Vevo é o fato de que ela entrega experiências personalizadas aos seus usuários, para que explorem os clipes musicais de diversos artistas.
Recentemente, foi assinado um acordo entre a Vevo e o YouTube em relação à permissão da transmissão gratuita de vídeos da Vevo no YouTube. Tal acordo rendeu à Vevo uma base de usuários completamente nova e também beneficiou o YouTube de diversas formas. Portanto, essa é uma boa alternativa ao YouTube.
6. DTube
Decentralized Tube ou DTube, na forma resumida, é uma plataforma de compartilhamento e transmissão de vídeos baseada em comunidades. Ela está ativa desde 2016.
Os usuários podem votar nos vídeos que gostarem e os criadores recebem recompensas na forma de criptomoedas. Portanto, é um caso de ganho mútuo.
A experiência de usuário sem anúncios é uma vantagem diante de seus concorrentes.
Ao contrário de outras plataformas de transmissão de vídeo, o DTube não exibe a contagem de visualizações e somente os votos são levados em conta. Ele também não permite que os usuários removam os vídeos após serem enviados, devido aos recursos de votação incorporados.
Este é um concorrente pequeno comparado a sites como o YouTube, porém está repleto de criadores de conteúdo online testando novas abordagens inovadoras.
O DTube pode ser considerado uma plataforma alternativa ao YouTube.
7. PeerTube
Disponível em 28 idiomas, o PeerTube foi lançado em janeiro de 2021. Ele tem o suporte da Activity Pub e do WebTorrent.
Esta plataforma de vídeo online como o YouTube funciona como uma solução gratuita de código aberto com modelo peer-to-peer.
Seu modelo com estrutura peer-to-peer reduz a carga nos servidores e oferece uma experiência de transmissão de vídeo estável aos usuários.
O PeerTube, assim como seus concorrentes, ainda está estabelecendo sua identidade entre as diversas plataformas de compartilhamento de vídeo.
A plataforma proporciona uma experiência sem anúncios e não monitora suas atividades, uma vantagem adicional quando comparada às demais plataformas de vídeo.
O serviço também permite que você se conecte com outros espectadores que estiverem assistindo ao mesmo vídeo.
8. Veoh
Veoh é uma plataforma de vídeo online fundada na Califórnia. Ela foi criada por Dmitry Shapiro e lançada em 2004. A solução oferece transmissão personalizada de vídeos aos usuários.
O conteúdo exclusivo de estúdios e produtoras de vídeo independentes é transmitido. Também são exibidos vídeos gerados pelos usuários aos clientes da plataforma.
Esta solução oferece uma opção para enviar vídeos de qualquer duração, uma característica rara em qualquer outro site alternativo ao YouTube.
Nos últimos tempos, quando as pessoas falam sobre a Veoh, um assunto recorrente é o excesso de anúncios que começou a surgir na plataforma. Porém, se esse problema for contornado, ela poderá se tornar uma das melhores plataforma de vídeo online como o YouTube.
9. Twitch
Uma unidade subsidiária da Amazon Inc., Twitch é uma plataforma de transmissão de vídeo americana, fundada em 2011. Esta plataforma de vídeo online é predominantemente voltada aos gamers.
Ela é operada pela Twitch Interactive e alcançou popularidade graças ao seu recurso de live streaming, usado principalmente pelos gamers.
A Twitch oferece uma interface fácil e interativa para os streamers e é a maior plataforma de live streaming do mundo.
Uma combinação entre chat, interação e compartilhamento de conteúdo durante as transmissões fez a Twitch uma ferramenta única em seu mercado.
A plataforma Twitch promove os streamers mais populares com altas quantidades de espectadores e não permite a edição das thumbnails.
Essa é uma das raras plataforma de vídeo online que requer que os usuários tenham, pelo menos, 13 anos de idade.
10. Crackle
Crackle é um serviço de streaming de vídeo OTT (over-the-top ou acima da média, em português) que disponibiliza centenas de séries e vídeos aos usuários. Ele foi lançado em 2004 e, atualmente, é propriedade da Chicken Soup for the Soul Entertainment.
O serviço é 100% gratuito e funciona com um modelo baseado em anúncios, fazendo dele uma plataforma de vídeo online como o YouTube.
Com vastas opções disponíveis, como conteúdo exclusivo em forma de filmes e séries, o serviço entretém usuários em 21 países ao redor do mundo. Crackle é um sofware que funciona em celulares, tablets, smart TVs, desktops e notebooks.
Com tanto conteúdo de qualidade, a indisponibilidade de vídeos em HD atrasa um pouco o crescimento da base de usuários.
Esta plataforma oferece uma combinação de filmes, séries de TV e conteúdo original populares. Você pode registrar uma conta gratuita no Crackle para explorar mais recursos, como opções de controle parental, legendas e função “assistir mais tarde”.
11. IGTV (descontinuado)
IGTV é um software de vídeo independente. Como o nome sugere, Instagram TV é parte de um aplicativo popular de compartilhamento de vídeos e fotos chamado Instagram.
Ele funciona em dispositivos móveis e permite o envio de vídeos verticais, tornando-os viáveis para que sejam exibidos com praticidade nesses dispositivos. Esta plataforma de vídeo online limita a duração de seus vídeos a 60 segundos.
O IGTV é amplamente usado por influenciadores e blogueiros profissionais do Instagram, trazendo um impulso instantâneo de engajamento em suas contas.
Stories, vídeos ao vivo, lojas no Instagram e carrosséis. Todos esses recursos se destacam quando comparados aos sites como o YouTube. O conteúdo pode ser facilmente criado e essa ferramenta ajudará você a melhorar o engajamento com seus seguidores no Instagram.
12. BitChute
Os criadores em primeiro lugar. Esse é o mantra do BitChute.
BitChute é um site alternativo ao YouTube que ajuda você a navegar com facilidade por canais e vídeos. BitChute é uma plataforma de compartilhamento de vídeo que opera usando tecnologia peer-to-peer.
Lançada em 2017, a solução reconhece os criadores de vídeo e conteúdo, oferecendo a eles um espaço para que expressem e moldem suas ideias livremente.
O registro é opcional e não limita os usuários a um cadastro obrigatório antes que transmitam vídeos e conteúdo. Assim, oferece um ecossistema seguro para navegar.
BitChute não usa um modelo baseado em anúncios e disponibiliza aos criadores a capacidade de aceitarem pagamentos dos usuários dentro da própria plataforma.
Recentemente, quando a Covid surgiu, o BitChute esteve nas manchetes, sendo apontado como um dos responsáveis por espalhar informações incorretas. Mas a empresa conseguiu se recuperar e evitar ainda mais críticas.
Qual é sua plataforma de vídeo online como o YouTube favorita?
O YouTube ainda é a plataforma de vídeo número um do mundo no quesito popularidade. Mas, devido a alguns problemas recentes, como exibição excessiva de anúncios e reclamações sobre o conteúdo, os usuários estão procurando outras opções.
Se você estiver procurando por uma solução alternativa, pode experimentar as 12 plataforma de vídeo online mencionadas anteriormente. Admitimos que elas não são capazes de substituir totalmente o YouTube. Mas, essas plataforma de vídeo online estão no mesmo nível do YouTube no que diz respeito à qualidade, conteúdo e facilidade de uso. Por isso, vale a pena experimentar.
Qual das opções acima é a sua favorita? Esquecemos de adicionar algumas plataforma de vídeo online como o YouTube nesta lista? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Perguntas frequentes sobre plataformas de vídeo como o YouTube
Quais são as melhores plataformas de vídeo como o YouTube com menos restrições?
Abaixo, estão algumas das melhores plataformas de vídeo com poucas restrições:
- Dailymotion
- Vimeo
- Vevo
- Veoh
- DTube
Quais são os recursos comuns dos sites de vídeo?
Alguns dos recursos importantes dos sites de vídeo são:
- Opção para transmitir vídeos ao vivo com facilidade.
- Possibilidade de gerenciar a privacidade e a segurança com facilidade.
- Navegar com facilidade pelas categorias e filtrar vídeos.
- Facilidade para personalizar seu vídeo.
Existe uma boa alternativa ao YouTube?
Algumas plataformas de vídeo alternativas similares ao YouTube incluem Dailymotion, Vimeo, Twitch, DTube, Vevo, Flickr e Veoh, que oferecem aos usuários diversas opções para enviar e visualizar o conteúdo.
Por que você deveria procurar alternativas ao YouTube?
Alguns motivos pelos quais você pode preferir outras plataformas de vídeo:
- O YouTube monitora muitos aspectos de seu comportamento. Se isso for algo que você deseja evitar, considere usar outras plataformas de vídeo.
- Existem plataformas de vídeo inovadoras a serem levadas em conta, nas quais é possível ter acesso a conteúdo atrativo e recursos diferentes.
Proteja seus vídeos contra download e pirataria
Na VdoCipher, mantemos a mais forte proteção de conteúdo para vídeos. Também trabalhamos arduamente para oferecer a melhor experiência ao visualizador. Adoraríamos ouvir de você e ajudar a impulsionar seu negócio de streaming de vídeo.
Product Marketing Specialist, VdoCipher.